23.5.10

Favo de papel


Ola gente muitas pessoas pediram para eu explicar melhor como fazer aquela bola de favo de papel que fiz lá no inicio do blog(2006) como esta chegando as festas juninas vou tentar ser mais clara, pois alguns não entenderam. mas realmente é DIFÍCIL e bastante MINUCIOSO fazer este trabalho, necessita de paciência e um pouco de habilidade.

Bola Pequena - 26 cm de circunferência

Material:
papel de seda colorido
papel cartão
cola
régua
lápis
tesoura

Como fazer:
1- corte quadrados de papel de seda (cores que quiser) aproximadamente 6x10 cm , +ou- uns 70 quadrados (necessário para fechar a bola) 2- recorte no papel cartão um circulo do tamanho que vc quer sua bola "aproximadamente" o tamanho de um copo. Risque nele com a régua linhas de 0,5 em 0,5cm de distancia uma da outra, elas vão ser o gabarito para passar a cola.

Fiz um gráfico para tentar explicar:
3- Usando o gabarito das linhas agora voce vai começar a colar os quadrados de papel de seda no semicirculo, passe bem pouca cola, pois se vazar para fora da folha pode colar os cantos e os favos não vão abrir.

No circulo passe a cola nas linhas verde(como no grafico), isto é na 1º, 3º,5º,7º,9º e assim até o final do semicirculo ... cole o quadrado de papel de seda.


4- Com cuidado encima do papel de seda voce vai passar cola nas linhas vermelhas do grafico, ou seja, na 2º,4º,6º,8º,10º até o fim do semicirculo ... e colar outro quadrado de papel de seda.


Você vai agora voltar a passar cola nas linhas verdes e colocar outro quadrado de papel de seda, dai passar cola nas linhas vermelhas e colocar outro quadrado de papel ... e assim até colocar todas as folhas de seda. Para terminar cole o outro semicírculo de papel cartão.


A bola deve ficar resistente nas suas duas extremidades

5- Quando tiver colado todas as folhas deixe secar e recorte os quadrados de papel de seda seguindo os semicírculo de papel cartão. Você vai ficar com uma especie de sanfoninha.

*** O importante é que você passe cola alternando as linhas , pois assim fará o espaço que depois será os favos!!!


Muito cuidado na hora de abrir os favos, se a cola estiver molhada pode rasgar, ou pode acontecer de vazar um pouquinho de cola e fechar algum favinho. Eu uso uma caneta e delicadamente vou tentatndo abrir os favos(enfiando a caneta em cada espacinho) ... mas é bom estar com a cola um pouco seca.


6- Ai é so você fazer a volta e fechar os dois semi circulos formando a bola. Eu costume fechar com um clips para poder desmanchar para guardar.

No final você terá algo mais ou menos assim:
Gente espero ter sido um pouco mais clara na minha explicação, realmente é muito bonito ... mas bem chatinho de fazer. Não foi por má vontade que não expliquei antes, desculpem!!! Infelizmente só sei fazer as bolas, por isso não falei de outras formas que sei que existem (frutas, flores, sinos, etc)

Bjs e até mais!!!

30 comentários:

  1. Nossa que bom que vc fez passo a passo, agora começou a clarear... rsrs
    Eu me lembro que qdo era criança eu cheguei a fazer um na escola, infelizmente, ele não abria........kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:57 AM

    gostaria de saber, como faço pra fazer o trabalho no formato de CORAÇÃO.
    Obrigada
    jucimaracarneiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Por gentileza me ajude preciso fazer no formato de coração tbm, me mande o passo a passo no e-mail por favor.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, eu dou aula em uma escolinha para crianças de 3 a 6 anos e eu queria fazer com eles o modelo de coração. Vc poderia me mandar por email o passo a passo. se vc puder ainda esta semana para que mostre para as outras professoras e na proxima semana possamos repassa-los. obrigado. Meu email é emily.luciano@hotmail.com. Desde já agradeço,Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:58 PM

    Adorei, com sua tecnica consegui fazer um sino...
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:38 AM

    Amei a sua explicação. Tenho tanta vontade de fazer já procurei revista para comprar com moldes com passo a passo não encontrei . Queria aprender fazer tantas coisas que vejo feitas com papel de seda. Vc não tem um canal que ensina.?. Desse de já agradeço

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:40 AM

    Vejo muitas frutas feita com o papel de seda casinha de abelha. Tento o moldes mais as dobras q fico imaginando. Casa molde faz as dobras diferente npara a colagem?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7:33 PM

    Boa noite. Vc não tem ensinando fazer frutas, tipo melancia, morango, pera etc. Obrigada. Amei a sua explicação

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Volte sempre e pode comentar a vontade!
Bjs!
Roberta Früh Vieira